sexta-feira, 9 de março de 2012


A CEIA DO SENHOR
Pastor Steve Montgomery 


TEXTOS: Mateus 26.17-30; Lucas 22.7-23; I Co 11.17-34; I Co 5.1-13.

Introdução:

 Existem duas ordenanças, batismo e a Ceia do Senhor.  São cerimônias comemorativas que demonstram visivelmente a verdade do evangelho.  Nossos antepassados morreram para proteger e conservar puras estas duas ordenanças. São ordenanças que criam polêmica.  Se a pessoa não entender o batismo e a ceia, será difícil entender também muitas outras verdades na Bíblia.  Estas ordenanças são atacadas porque demonstram a verdade da salvação. Por muitos séculos o batismo foi um verdadeiro campo de batalho teológico.  Em nossos dias, a Ceia tem criado muita discussão religiosa. Neste estudo vamos notar algumas verdades sobre a Ceia do Senhor.


I.                A CEIA FOI INSTITUIDA POR JESUS CRISTO MESMO.

A.   Jesus celebrou a páscoa com seus discípulos. Marcos 14.12-17; 22-26.
1.    A páscoa celebrava a libertação dos judeus da escravidão do Egito.  Êxodo 12.1-28.
2.    Os judeus comeram a carne do cordeiro, os pães asmos e ervas amargosas. Êxodo 12.8.
3.    Foi tomado também o cálice.  Lucas 22.17, 20.
B.   Jesus usou somente o cálice e o pão para instituir a ceia.  I Co 11.23-26.
C.   Jesus mostrou aos Apóstolos como a Ceia deve ser tomada e porque. Lc 22.14-20.  Depois o Apostolo Paulo recebeu a ordenança do Senhor para entrega-la à Igreja.  I Co 11.23.
D.   Esta ordenança é chamada a Ceia do Senhor.  I Co 11.20. É de Cristo, não de cada indivíduo como alguns em Corinto estavam  praticando, I Co. 11.21, “sua própria ceia”.
E.   A Ceia do Senhor não é uma refeição para satisfazer a fome, I Co 11.22, 34.  Quem tem fome deve comer (sua refeição) em casa.
F.    A Ceia é da igreja, porque quando ela é tomada como uma refeição qualquer, é um desprezo da igreja, I Co 11.22.
G.   A Ceia deve ser tomada com discernimento do corpo de Cristo, I Co 11.29-34. Não somente o corpo de Jesus no céu, mas seu corpo na terra, a igreja.
H.   A Ceia é tomada em memória de Cristo, I Co 11.24-25; Lc 22.19.
I.      A Ceia também faz a igreja lembrar que Jesus voltará, Lc. 22.16; I Co 11.26.
J.    A Ceia anuncia a morte de Cristo, I Co 11.26. É uma pregação da sua morte para nossos pecados.
           
II.            O SIMBOLISMO DA CEIA.

A.   O cálice representa o sangue de Cristo. I Co 11.25; Mt 26.27-28.
1.    O vinho sem fermento representa o sangue puro de Cristo.
2.    O sangue de Jesus não estava no cálice, mas nas suas veias; o vinho é somente o símbolo do  sangue dele.
B.   O pão sem fermento representa o corpo de Jesus que foi dado para a nossa salvação.  Lc 22.19; I Co 11.26-29; I Co 5.7-8. 1.  O pão representa também a igreja como o corpo de Cristo na terra. I Co 5.6-7; I Co 10.16-17; 11.29.
C.   A ceia simboliza nossa comunhão com Cristo. I Co 10.16-17.

III.           A CEIA FOI ENTREGUE A IGREJA.

A.   A fé apostólica foi dada uma vez aos santos.  Atos 2.42; Judas 3. Esta fé única (Ef. 4:5) abrange as ordenanças e a disciplina da igreja.
1.    Paulo entregou a ceia às igrejas.  I Co 11.23-25.
2.    A igreja local toma a ceia.  I Co 10.16-17; 12.27.
B.   A ceia deve ser tomada pela igreja até a vinda de Cristo.  Mt 2818-20; I Co 11.26.

IV.          A CEIA É LIGADA Á DISCIPLINA.

A.   Não podemos tomar a ceia enquanto permanece pecado (fermento) na igreja.  I Cor 5.6-13.
1.    O membro que persiste no pecado tem que ser tirado da comunhão da igreja. Vs. 6,7,13.
2.    A igreja deve praticar a disciplina, isto é, fazer julgamento de tais casos, versículos 11-12.
3.    Se a igreja não pode tomar a ceia quando um membro rebelde não for tirado, como pode tomá-la com simplesmente todos que querem?
4.    A igreja deve julgar seus próprios membros antes da Ceia.  I Co 5 ensina isto.
B.   Cada membro faz seu julgamento de si mesmo também.  I Co 11.28-29.
C.   Portanto há dois julgamentos feitos antes da Ceia: um é coletivo, da igreja como tal; o outro é pessoal e individual.

V.           A CEIA É RESTRITA AOS SEUS PRÓPRIOS MEMBRO
 
A.   Nenhuma igreja oferece a Ceia aos descrentes ou aos não batizados.  Isto é uma verdade patente e histórica.
B.   As igrejas com batismos errados não devem ser reconhecidas como verdadeiras.  Para uma igreja verdadeira oferecer a Ceia à pessoa que não é batizada biblicamente é contra todo bom senso e a palavra de Deus.
C.   Se a igreja não pode tomar a Ceia com um membro desobediente, não deve oferece-la aos não membros. Podem ser disciplinados por outras igrejas.  Podem ser descrentes.  Podem ser não batizados.


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