segunda-feira, 12 de março de 2012

União No Corpo de Cristo


 UNIÃO NO CORPO DE CRISTO

Neste mundo de tanta oposição ao crente fiél à Cristo e a sua palavra, há uma tendência de procurar ajuda, conforto e comunhão espiritual com todos os filhos de Deus porque temos muito em comum. Queremos toda a ajuda possível dos que se chamam crentes em nosso Salvador, Jesus Cristo. Sem dúvida, todos nós que cremos em Cristo somos irmãos espirituais. Temos vida eterna e somos filhos de Deus; somos a familia de Deus.

Há varios graus ou nivéis de comunhão. Devemos ter mais liberdade, mais união espiritual e mais comunhão com membros da igrega local onde somos membros. Temos, e devemos ter mais solidariedade espiritual com crentes que são membros de igrejas da “mesma fé e ordem.” 

Há muitos que confundem a fámilia de Deus com a instituição que Jesus chamou, “minha igreja.”  Eu creio que as palavras, “familia” e “igreja”, não são trocáveis. Não são sinônimos.   Não são as mesmas instituições.  Sempre havia crentes verdadeiros desde o tempo de Adão, mas quando Jesus veio ao mundo, Ele próprio fundou uma nova instituição durante seu ministerio aqui na terra, a sua igreja. Ele disse em Mt 16.18 “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” O verbo “edificarei” deve ser traduzido “estarei edificando.”  A igreja não foi iniciada ou fundada no tempo do Velho Testamento ou Jesus teria dito que continuaria edificando a igreja.  Jesus prometeu que estaria edificando a igreja numa futura ação contínua. A igreja não existia antes do tempo de João Batista e Jesus Cristo.  A igreja é uma instituição néo-testamentária; diferente da nação de Israel,  o povo especial de Deus no Velho Testamento.  Há uma relação e ligação entre os dois povos, naturalmente, mas não são identicos.  Jesus pessoalmente chamou certos crentes judeus para serem seus Apostolos na igreja e eles estão na fundação de igreja. Ef 2.20-22 “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina;.21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor,.22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.”

Jesus treinou seus Apostolos durante três anos e meio, mais ou menos.  Todos receberam o “batismo de João,” inclusive Jesus. Foram instruidos como disciplinar um membro do “pequeno rebanho” de Jesus, a igreja, Mt 18:15-20  Foram instruidos sobre uma nova ceremonia que tomaria o lugar da pascoa dos judeus, isto é,  a Ceia do Senhor. Mt 26:26-30  A estes crentes Jesus prometeu mandar um “outro Consolador,” o próprio Espirito Santo para separá-los dos outros judeus que não queriam segui-lo fielmente.  O Espirito Santo viria administrar esta nova instituição. Jesus prometeu que o Espirito viria para ficar com eles para sempre.  Jesus mandou esta nova instituição (entidade) pregar seu evangelho em toda parte do mundo, batizar em agua os crentes feitos e ensiná-los a seguir tudo que Ele tinha ensinado.  Ele prometeu que estaria com esta nova instituição, a igreja,  até a consumação dos séculos...até ao fim,  Mt 28:18-20.

Sabemos que a igreja que prega o evangelho, a igreja que batiza crentes professos, e a igreja que ensina os crentes a seguir a Cristo tem que ser uma congregação local.  Ninguem nega o fato que uma igreja invisível não pode pregar o evangelho. A igreja que prega, que batiza, que ensina a Palavra de Deus tem que ser visível, como a igreja em Jerusalem, ou a igreja em Éfeso ou qualquer outro local.  Tem que ser congregacional, local e visível.  Ela é feita de crentes batizados e unidos no propósito de cumprir a “grande comissão.” [Mt. 28:18-20; Atos 1:8; Lucas 24:48-49 e Marcos 16:15.]

Na maioria dos casos onde é usada a palavra “igreja” no Novo Testamento, é claro que a igreja é uma congregacão visível e local.  Quando a palavra é usada no plural, como “as igrejas em Gálatas,” mostra que em cada local na provincia de Galácia havia um grupo de crentes batizados e unidos que estavam obedecendo a grande comissão.  É interessante notar que a Bíblia não fala de uma igreja regional, estadual ou nacional, como por exemplo “A Igreja da Galácia,” “A Igreja do Egito,”  ou “A Igreja da Asia.” 

Porém, a palavra “Igreja” é usada num sentido genérico.  Quando se fala da instituição que Jesus deixou na terra para trabalhar em nome dele, podemos falar dela no singular. Usamos muitas palavras assim, como, por exemplo “a sinagoga.”  Qual sinagoga? Qualquer grupo dos Judeus que se acham numa cidade congregados para realizar suas reuniões.  Não existe uma grande sinagoga, invisível e feita de todos os Judeus ou todas as sinagogas.  Não há sinagoga invisível. É uma instituição singular, vista somente quando se consiste de membros qualificados que podem congregar.  Assim é a igreja de Cristo também.

Usamos muitas palavras desta maneira.  Por exemplo, o marido, a escola, ou o tribunal. Não existe um marido invisível ou que se consiste de todos os maridos.  Não existe uma escola invisível ou que se consiste de todas as escolas. Não existe um tribunal invisível ou que se consiste de todos os tribunais.  Podemos falar, “O marido é a cabeça da mulher.”  Seria absurdo imaginar que todos os maridos fazem parte de um grande marido no céu...ou qualquer outro lugar.  Assim usamos uma palavra no seu sentido genérico.

Nos últimos tempos surgiu a idéia de dois tipos de igreja; uma local e a outra chamada “O corpo de Cristo,” que consiste de todos os crentes.  Creio que seria edificante estudarmos a própria Bíblia para examinarmos mais detalhadamente esta frase, “O corpo de Cristo.”  A Bíblia chama a igreja o corpo de Cristo, e se todos os crentes fazem parte do corpo, fazem parte da igreja também.  Ou a igreja é local, congregacional e visísvel ou há dois tipos de igrejas.  Eu creio que existe um tipo só.

Vamos ler as passagens bíblicas que usam a expressão “corpo de Cristo.” Vamos observar como a palavra é usada em cada exemplo. 

Rm 7.4 “Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus.” Este é o próprio corpo físico de Jesus que morreu por nós.

1Co 10.16 “Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?”  Esta comunhão é demonstrada pela Ceia do Senhor que não pertencia aos discipulos de Jesus como Judeus mas como membros da nova instituição, a igreja.  É impossível ajuntar todos os crentes para tomar a ceia juntos. Há crentes que não são batizados ainda. Podem participar da ceia? Fazem parte da igreja local sem batismo? Se um irmão for excluido da igreja local, pode participar da ceia?  Se não é membro da igreja local, como pode fazer parte “do corpo de Cristo?”

1Co 12.27 “Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.” Paulo disse estas palavras à igreja em Corinto.  Cada igreja verdadeira é o corpo de Cristo em seu local.  O corpo de Cristo é um só em gênero mas que se expressa em cada igreja local se fôr bíblica. O crente de uma igreja não participa como membro em todas as outras igrejas. 

Ef 4.12 “...tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo...” Cada igreja em cada lugar deve ser aperfeiçoada e edificada.  Cada membro deve contribuir sua parte para o bem do corpo.  Somente pode fazer isto numa igreja local.

Há outras passagens relevantes, tais como:
Rm 12.5 “Assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.” Em cada igreja local, cada membro deve contribuir à união e unidade da igreja. 

1Co 12.12-15 “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.13 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.14 Porque também o corpo não é um membro, mas muitos.15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo.”

Ef 3.6 “...a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho.”

Ef 5.23 “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.”

Cl 1.24 “Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja.”

Hb 10.10 “É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre.” Aqui fala-se do corpo fisico de Jesus.

Muitos estao em confusao hoje em dia porque sabem que Jesus orou pela unidade ou uniao de suas ovelhas.  Ele mesmo disse que "...haverá um rebanho e um Pastor" (João 10:16) Logo que o chefe da Igreja Catolica Romana, Papa Joao XXIII, foi eleito, ele adotou o nome de Papa Pastoral.  Li um artigo na ocasião que seu sonho era unir todos os Cristãos num só rebanho, mas que ele seria o Pastor de tal rebanho! Eu sou uma ovelha e sigo meu Sumo Pastor, Jesus Cristo, mas não aceito a autoridade Papal.  Ele não é meu pastor.

Os Protestantes tambem tem sonhado em vão por muitos anos com uma união, de uma frente unida contra as trevas, mas nunca chega a desejada união. 

Creio que nunca vamos chegar a uma união organica de todos os crentes ou igrejas aqui na terra durante o tempo dos gentios.  Se Cristo quisesse tal união, teria ficado Ele mesmo na terra para guarantí-la. Nao há igreja universal, visível com seu chefe sentado num trono aqui na terra.  Tal privilegio pertence ao Senhor Jesus Cristo somente.  A união e espiritual, isto e, há irmãos espalhados sobre a face da terra que tem a mesma salvacão, a mesma fé, a mesma doutrina, e o mesmo batismo. São unidos somente pelas cordas de amor, verdade e a “fé uma vez dada aos santos.”

A união ou comunhão depende de varios fatores. Posso ter uma certa medida de comunhão com qualquer humano que se arrepende dos seus pecados e cre em Jesus Cristo como seu único Salvador.  Ele é meu irmão em Cristo porque é filho de Deus. Nós dois somos da familia de Deus pela fé em Jesus.

Quanto mais temos em comum, mais somos unidos espiritualmente. Quanto mais obedecemos a Palavra de Deus, mais cresce a nossa comunhão em Cristo.  Quem é membro da mesma igreja local deve ser mais chegado aos outros membros pois faz parte do mesmo corpo de Cristo naquele lugar.  Podem cuidar um do outro.

Quando dizemos, “A unidade do Corpo de Cristo permite a união dos desiguais,” devemos ser mais explicitos em nossa definicão da frase, “o Corpo de Cristo”.  Como não existe uma igreja universal visivel na terra, composta de todas as igrejas locais, tambem creio que nao existe uma igreja invisivel na terra. Alguns irmaos, bem intencionados por certo, interpretam a frase “Corpo de Cristo” de uma forma mistica, invisivel, feito de todos os verdadeiros crentes.  Alguns incluem os crentes vivos e mortos; outros só admitem os vivos.  Alguns incluem os crentes do Velho Testamento; outros não. Há varias definições e explicações da “Igreja Invisivel” no meio evangelico. Não há perfeita concordância sobre o assunto!  Como pode ter “união dos desiguais”?  Como podem andar dois juntos se não estiverem de acôrdo, pergunta o Profeta Amos!

Em todas as passagens citadas no inicio deste estudo, a palavra “corpo” pode ser entendida como um grupo local de crentes obedientes com a mesma doutrina e o mesmo batismo.  Até mesmo a passagem citada por tantos irmãos, procurando buscar uma união num suposto batismo espiritual, fala de uma igreja local, a igreja em Corinto.  "Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. ... E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo" (1 Coríntios 12:13-14 e 19-20).

Creio que devemos interpretar o texto à luz do contexto. Há muita confusão sobre o assunto do batismo.  Confusão que pode se dissipar quando entendemos a diferença entre o batismo em agua e o batismo em Espirito.  Se todos os crentes recebessem um batismo espiritual quando receberam o evangelho, assim colocando-os no corpo de Cristo, e se o corpo de Cristo é a sua igreja, teríamos que concluir que todos os crentes são membros da igreja.  Se assim fôsse, Cristo teria mais de um tipo de corpo; um visível que cumpre Sua grande comissão, e um outro que não faz nada.  E se o crente recebesse o batismo no Espirito Santo na regeneração, não devia praticar batismo em agua pois há um só.  Isto é a conclusão do próprio Scoffield e outros que ensinam a falsa teoria de uma igreja invisível.  Hoje em dia, quase todos os tipos de crentes aceitam a teoria da igreja invisível porque aceitam a idéia de “dois batismos,” e não um só!

O fato é que no livro de Atos Jesus batizou no Espirito Santo a sua igreja já organizada para autenticá-la como Seu representante na terra até a Sua volta.  É fato histórico; não se repete.  Os novos crentes foram batizados em água conforme a grande comissão dada à igreja por Jesus. Foram recebidos na igreja que recebia o batismo no Espirito Santo no dia de Pentecostes.

Há dois batismos ou um só?  Anos depois Paulo explica que há um só batismo! Batismo do crente em agua pela igreja que Cristo estabeleceu.

Pr. Steve Montgomery
135 Corinth Church Rd
Dry Prong, LA 71423 USA

Nenhum comentário: