segunda-feira, 12 de março de 2012

O O Que É Necessário Para Ser Batista


O QUE É NECESSÁRIO PARA SER BATISTA

            Você tem pensado neste assunto?  Há muitos tipos de batistas, mas será que são todos iguais?  Há muitos que gostam do nome batista.  São batistas realmente? São todos de uma origem comum?  Crêem nas mesmas doutrinas?  Tem o mesmo objetivo como igreja?  Se fizéssemos uma lista de doutrinas básicas necessárias para ser batista genuíno de acordo com o ensino da Bíblia o que devemos colocar nela? Em outras palavras, quais são as doutrinas que consideramos necessárias?  Será que a nossa lista  seria comprida demais? 

Uma lista básica:

1.      Um ensino claro de salvação pela graça sem mistura de obras ou mérito humano.
2.      Todos os membros devem ter uma experiência de salvação pessoal. 
3.      Deve adotar definitivamente a “fé uma vez entregue aos santos” e expressar esta fé pelas ordenanças, isto é, batismo e a ceia do Senhor.
4.      O Dono e Senhor da igreja é Jesus Cristo.
5.      Liberdade de consciência. Esta doutrina requer a liderança pessoal do Espirito Santo para o desenvolvimento de cada membro, e requer também separação eclesiástica. Não pode existir qualquer união da igreja com governo humano, religioso ou político.
6.      Autonomia, soberania e independência de cada igreja.
7.      Dependência total de Deus para a vida, crescimento e desenvolvimento da igreja.
8.      Uma origem batista sem duvidas, isto é, uma outra igreja batista verdadeira.

I.         Qual é a natureza de uma igreja verdadeira?  (Do novo testamento)
A.       É uma assembléia que pode obedecer aos mandamentos de Cristo na grande comissão. É uma assembléia que possa testemunhar ao pecador perdido (evangelizar), batizar os que crêem, e ensinar estes a obedecer a Palavra de Deus, Mateus 28:18-20.
B.        Ela está em condições de congregar e exercitar disciplina, Mt. 18:15-20; I Co. 5:4-7.
C.        Ela está em condições de tomar a ceia de Senhor,  I Co. 5:8-13.
D.       Ela tem um só Senhor, uma só fé, e um só batismo, Ef. 4:4-5.
E.        Ela deve contender pela fé uma vez dada a ela, Judas 3.
F.         Ela deve ser “a coluna e firmeza da verdade,” I Tm. 3:15.

II.                Quem é o Administrador de uma igreja bíblica?
A.            Jesus Cristo é a cabeça ou chefe da igreja, Colossenses 1:18.
1.      Ele continua a construção dela em nossos dias, Mt. 16:18.
2.      Ele a conserva até o fim do mundo, Mt. 16:18; 28:18-20.
3.      Ele é a cabeça sobre todas coisas em beneficio da igreja, Efésios 1:22.
B.            Era necessário Jesus ausentar se da terra durante o tempo presente, portanto mandou Seu Espirito Santo, o outro Consolador  à igreja para ser o Guia e Administrador João 16:7; Lu. 24:46-49; Atos 1:8.
C.            Jesus deu dons espirituais a sua igreja, Efésios. 4:8,11-16.
1.      Isto foi feito para a edificação dela. O primeiro dom foi o dos apóstolos.
2.      A doutrina bem definida foi dada uma vez somente pelos apóstolos.
3.      Por esta razão, temos uma regra de fé e prática completa desde o início da igreja.

III.             Os dons espirituais foram dados para o desenvolvimento espiritual da igreja.
O dom do ministério (Efésios 4:11-16) foi dado para a edificação do corpo para que seus membros não sejam desviados pela doutrina falsa.
A.     O apostolado foi o primeiro dom, I Co. 12:28, e incluiu a inspiração do Novo Testamento.  Quando a doutrina apostólica  foi entregue “uma vez” aos santos, Judas 3, o dom  do apostolado não era mais necessário.
B.     O mesmo pode ser dito do dom de profecia. Este não existe mais, I Co. 13:8.
C.     Evangelistas e pastores-doutores não são inspirados. Eles continuam conosco para ensinar a Bíblia e batalhar pela fé uma vez dada à igreja.  Por estes existem nas escrituras certas qualificações.  I Tm. 3:1-7 e Tito 1:5-9.  Já que os dons de apostolo e do profeta não existem mais, não há necessidade de qualificações para eles agora.
D.     O ministério é para o desenvolvimento espiritual de cada membro do corpo para que ele possa funcionar como se fosse Cristo mesmo. Como o crente individual tem uma luta entre a carne e o espirito, como está escrito em Romanos 7, assim também é a igreja. Ela tem que passar por muitos conflitos. A igreja realmente representa Cristo e é seu corpo na terra, mas ela é feita de crentes em vários estágios de crescimento espiritual. Muitas vezes a carne está em controle. Os homens carnais procuram suas próprias vontades e desenvolvem suas próprias conquistas, “ministérios” e igrejas. 
1.      Paulo temeu a entrada de lobos cruéis na igreja em Éfeso, Atos 20:29. “Entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho.” Lobos não poupam as ovelhas.  Eles as devoram.
2.      “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas,” II Tm. 4:3-4.
3.      Paul também disse que alguns dos próprios pastores iam falar coisas perversas para “atraírem os discípulos após si,” Atos 20:30.
4.      João também falou daqueles que deixaram as igrejas verdadeiras, I João 2:19. “Saíram de nós, mas não eram de nós;  porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.”
5.      Pedro também escreveu sobre estes falsos profetas carnais que “introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou...e muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.” II Pedro 2:1-2.
6.      Judas manda os amados santos a “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.  Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graças de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” Judas 3-4. 

IV.              Todas as igrejas no Novo Testamento foram atacadas pelos falsos profetas com suas  doutrinas falsas
Jesus disse aos seus discípulos que “Surgirão falsos cristos, e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito,” Mt. 24:24-25.  Jesus falou dos nossos tempos. 
A.     A era Cristã é marcada pelos falsos cristos, falsos profetas e falsos curadores.
1.      Em Mt. 13, Jesus ensinou seus discípulos as parábolas do reino de Deus.  Em todas elas, Ele descreveu o reino como é visto pelos homens durante sua ausência da terra, isto é, a nossa era.   Ele dá uma vista excelente do cristianismo durante todos estes “últimos dias” entre a primeira e a segunda vinda.
2.      Numa destas parábolas, Jesus disse que o reino dos céus é como o fermento que uma mulher introduz em três medidas de farinha, Mt. 13:33.  Fermento é sempre um símbolo de algo errado, como pecado ou falsa doutrina.  Nunca representa uma coisa boa.  Jesus estava dizendo que os falsos profetas iam introduzir doutrinas que dividem e destruem as igrejas. 
B.     O mistério da injustiça (ou iniquidade) já estava operando nos dias dos apóstolos, II Ts. 2:7. Estas sementes da apostasia foram plantadas no começo.  Judas exortou os irmãos no primeiro século que deviam “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” Ele estava falando da fé ou doutrina dos apóstolos.  Cada geração tem que defender esta fé. Nós devemos batalhar por ela também em nossos dias.
C.     Quais são alguns erros nas igrejas primitivas e verdadeiras no primeiro século?
1.      O legalismo e um evangelho transtornado. Gálatas. 1:6-9.
2.      A circuncisão necessária para os gentios. Atos 15 e o livro de Gálatas.
3.      Alguns ensinaram que a “ressurreição era já feita,” II Tim. 2:18.
4.      Alguns ensinaram que não haverá a  ressurreição, I Co. 15:12.
5.      Alguns introduziram encobertamente heresias de perdição, e negaram Jesus como o Senhor,  II Pedro. 3:1.
6.      Alguns praticaram as obras dos nicolaitas, e também ensinaram sua doutrina, Ap. 2:6,15. A palavra nicolaitas quer dizer dominadores do povo. 
7.      Diótrofes  era ditador da igreja,  III João 9-10.  Nem o pastor é dono da igreja.
8.      A doutrina de Balaão. Abriu a porta para idolatria e imoralidade. Ap. 2:14.
9.      A profetisa falsa, Jezabel foi permitida ensinar falsa doutrina, prostituição e idolatria, Ap. 2:20.
10.  Alguns eram contra os missionários, III João 5-8. 
11.  Já existiam cristos falsos e anticristos. I João 4:1-3.
12.  Alguns desviaram da simplicidade em Cristo, pregando um outro Jesus, outro espirito, e um outro evangelho.  II Co. 11:1-4.

V.                 O Desenvolvimento da Apostasia; Como o Cristianismo ficou corrupto.
A doutrina falsa entrou devagar mas constantemente. Jesus condenou tanto as obras como as doutrinas dos nicolaitas.  Ap. 2:6,15.
A.     O conceito verdadeiro do reino de Deus nesta era não foi entendido.
1.      As parábolas do reino em Mt. 13 ensinam o fracasso aparente do reino de Cristo nesta época.
2.      Jesus disse que o seu reino não é deste mundo, ou seus servos pelejariam, João 18:36. Também disse: “Mas agora o meu reino não é daqui.” Não é o tempo para o povo de Deus reinar na terra.  O reino não é político. É sofredor.
3.      Jesus ensinou seus discípulos a orar,  “Que venha o seu reino.” Continua futuro.
B.     A natureza e a missão da igreja não foram entendidas desde o começo.
C.     A igreja é composta somente de pessoas regeneradas. O estado e o cristianismo atual é composto de crentes e descrentes. Não é a missão da igreja “cristianizar” a sociedade.
D.     Durante os primeiros séculos, quando surgiram falsos doutrinas e falsos lideres, nasceu  um outro tipo de reino, que Cristo não plantou durante seu ministério! Foi uma união do Estado com algumas igrejas cristãs. Como aconteceu?
1.      O ensino simples de Jesus foi mudado.  Muitos bispos (pastores na época) quiseram  mais reconhecimento acadêmico para remover o opróbrio da cruz.  Formou-se uma academia religiosa em Alexandria, Egito que misturou o simples ensino de Jesus com a filosofia do mundo.
2.      O batismo foi mudado em forma, motivo e mensagem.  A regeneração batismal foi um dos primeiros erros. Este erro abriu o caminho para o batismo de infantes. Logo a aspersão veio no lugar de batismo bíblico de imersão. Assim o batismo não pregava mais a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, isto é, o evangelho!
3.      Os sacramentos nasceram.
4.      Aceitação do mundo acadêmico foi desejada. Uma posição no império Romano foi cobiçada.
5.      A missão da igreja foi interpretada errada. Os líderes começaram ensinar que a igreja vai conquistar o mundo, e esta filosofia tomou posse da maioria dos pastores.  A teoria de Agostinho (que a igreja é o reino de Deus) foi aceita.  O resultado foi a união entre muitas igrejas e o Estado e assim o Cristianismo foi oficializado.  Começou a apostasia.   Daniel 2:44 e 7:25 foram interpretados como uma conquista das nações pela igreja,  e não a segunda vinda de Cristo ao mundo. A vinda de Cristo ANTES do milênio foi trocada por um reino atual do mundo cujos oficiais começaram a forçar o povo a aceitar o “cristianismo.” As igrejas verdadeiras NÃO aceitaram este domínio do Estado tocante as coisas espirituais.  Não entraram em união com as outras igrejas que foram beneficiadas desta maneira.  Quem não entrou foi perseguido. Assim sucedeu a perseguição de igrejas verdadeiras que recusaram a entrar numa união tão errada.  
E.      Houve então uma separação entre igrejas verdadeiras e as oficiais. As verdadeiras foram obrigadas a excomungar da sua confraternização a igreja mundana e política. 
F.      As verdadeiras foram caçadas, perseguidas, discriminadas mas muitas sobreviveram.
1.      As falsas formaram-se numa igreja universal, financiada pelo Império.  Foram transformadas num inimigo das igrejas verdadeiras.  As falsas nunca se converteram à doutrina verdadeira outra vez.
G.     Séculos depois, quando a igreja oficial ficou tão corrupta que precisava uma reforma, nasceu o movimento protestante.  Os reformadores tinham boas intenções mas não conseguiram reformar a Igreja Romana.  Acabaram formando outras igrejas semelhantes àquela de onde vieram.  A reforma foi parcial porque os líderes não puderam deixar atrás a doutrina principal da Católica.  Não quiseram abandonar a idéia de um reino na terra agora através do estado!  Crerem ainda na teoria que a igreja é o reino de Deus e deve conquistar a sociedade.  As igrejas Protestantes adotaram a união do estado com as suas respectivas igrejas, batizaram infantes como membros e aceitaram a aspersão no lugar do batismo.  Elas todas parecem com a própria velha mãe espiritual!
H.     Batistas nunca devem pensar que são protestantes. Não devemos pensar que                                                                                                                                                                                                                                                                              somos só uma parte de uma grande igreja invisível nos céus.  Não saímos da igreja católica, e não somos protestantes. Também não somos igrejas recentemente fundadas.
I.        Cremos que é importante manter a separação eclesiástica.
1.      Sabemos que uma igreja verdadeira pode transformar-se em igreja falsa.   Porisso temos que ser vigilantes.  Temos que guardar a fé como ela foi nos entregue.  Temos que ter cuidado das nossas doutrinas e nossos costumes.

Conclusão:  Vamos ser bons batistas.  Vamos julgar tudo pela palavra de Deus. Uma coisa que nos ajuda ficar sempre fiéis é obedecer a grande comissão. Quando estamos obedecendo aos simples mandamentos de evangelizar, batizar e ensinar os crentes a praticar o que Jesus ensinou, estamos protegidos de muitas influências novas de doutrinas falsas.  Vamos voltar sempre à Bíblia como nosso guia de doutrina e pratica.. Muitos dos problemas das últimas décadas podiam ser evitados se tão somente estivéssemos ficados com as simples ordens de Cristo.

Steve Montgomery
Ourinhos, S.P., Brasil
13 de  janeiro de 2,000



Nenhum comentário: