terça-feira, 28 de agosto de 2012


Filipenses, Esboço Para Pregações Expositivas

(mero esboço, e simples, quase que restrito apenas ao livro, quase sem apelar a referências cruzadas)

Hélio de M. Silva, 2012



IBBI-JP.26.8.12- início

Data: Final do período quando Paulo foi aprisionado em Roma pela  vez (anos 61-63).

Recipientes: assembleia local na cidade de Filipos (na Macedônia), semeada por Paulo em At 16:11-40 na sua 2ª viagem missionária (Lídia, carcereiro e sua família, etc.),    1ª assembleia na Europa (território quase sem judeus, só gentios) semeada por Paulo

Tema: â€œRegozijando no Senhor”.    â€œGozo” ou “alegria” (“chara”) 5 vezes.    â€œRegozijar” (“chairewin”) 11 vezes.    â€œEm Cristo” ou “no Senhor” em 8 versos.

Propósito Imediato: 3 vezes (1:3-11; 2:19-30; 4:10-20): Expressar a cada crente da assembleia gratidão pela sua vida, inclusive pelas amorosas (portanto espontâneas e liberais) dádivas recentemente enviadas. E relatar sua situação em Roma e seu conforto em Cristo

ESBOÇO (Criswell):
Introdução: 1:1-2
I. Ação de Graças e Oração 
de Paulo pelos Filipenses
                A. Ação de graças pelos Filipenses 1:3-7
                B. Oração pelos Filipenses 1:8-11
II. Situação de Paulo em Roma
                A. Aprisionamento e Oposição 1:12-18
                B. Expectativa de Libertação 1:19-26
III. Exortações 
de Paulo aos Filipenses
                A. Para Firmeza 1:27-30
                B. Para Gentileza e Unidade 2:1-4
IV. O Supremo Exemplo Referido por Paulo
                A. Cristo Humilhando a Si Mesmo 2:5-8
                B. Cristo Sendo Exaltado [pelo Pai] 2:9-11
                C. Pondo em Operação nossa Salvação 2:12-18
V. Os Mensageiros de Paulo para a Assembleia [de Filipos]
                A. Timóteo 2:19-24
                B. Epafrodito 2:25-30
VI. Advertência de Paulo Contra Heresias que Ameaçavam a Igreja
                A. Judaísmo (judaizantes) 3:1-14
                B. Antinomianismo ("somos salvos para viver licenciosamente") 3:15-4:1
VII. Exortações Finais de Paulo
                A. Para Sarar as Dissensões 4:2-3
                B. Para Encorajar Orações e Nobreza de Mente 4:4-9
VIII. Apreciação de Paulo pelas Dádivas dos Filipenses 
[amorosas, portanto espontâneas e generosas] 4:10-20
Conclusão 4:21-23



Introdução: 1:1-2
1 ¶  Paulo e Timóteo,servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com osbispos e diáconos:
1 ¶ Paulo e Timóteo, escravos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, aqueles estando em Filipos, juntamente- com os pastores- superintendentes {*} e osserviçais {**}{* nota 1Tm 3:2} {** "diakonos" é o ancião- oficial, o serviçal que SERVE à assembleia local, particularmente ao PASTOR e cuidando dos assuntos MATERIAIS desta assembleia}
Igrejas devem ter pastor(es)    (pastores que sejam mestres- ensinadores, supervisores, corações de pastorear!)    e    serviçais (!).
Que sejam benditas dádivas de Deus!
2  Graça a vós, e pazda parte de Deus nosso Pai e da do SENHOR Jesus Cristo.
2 Graça e paz a vós, provenientes- de- junto- de Deus (onosso Pai) e do Senhor Jesus Cristo.
As 2 (únicas) fontes de graça (e de paz): Deus Pai e Deus Filho!   E não há uma sem a outra!
Mas a graça vem antes da paz!




I. Ação de Graças e Oração pelos Filipenses
                A. Ação de Graças pelos Filipenses 1:3-7
                B.Oração pelos Filipenses 1:8-11

                
A. Ação de Graças pelos Filipenses 1:3-7
3 ¶  Dou graças ao meu Deus
todas as vezes que me lembro de vós,
3 Expresso toda a gratidão ao meu Deus(apoiado) sobre cada- uma- e- toda a lembrança{*} de vós {* lembrança: ou menção}
Que bom se fizéssemos isso todos os dias por todos aqueles a quem tanto devemos!    Que bom se procedêssemos de modo que outros pudessem fazer isso de nós!
4  Fazendo sempre com alegriaoração por vós em todas as minhassúplicas,
4 (Sempre, em cada súplica minha por vós todos, fazendo eu a súplica com alegria,
4 Lições: Orar (sempre!);    pelos filhos e pais e irmãos (na fé e biológicos);    com alegria;    com súplicas.
5  Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.
5 Por causa da vossa (continuada) cooperação para o evangelho (as boas novas), desde oprimeiro dia até ao dia de agora).
- “Fellowship = two fellows rowing in the same ship”.
- Comunhão é trabalhar em equipe, ombro a ombro, numa só alegria de servir ao Senhor (homens ...; mulheres ...; jovens ...
Comunhão com “enviado” implica suporte em oração + sustento!    Que bom se pudéssemos vir a ajudar obreiros 100% com nossa doutrina (por exemplo: Pr. Otoniel (aposentado só com R$ 500,00); Pr. Anísio (trabalha muito, igreja não é de “Ricões da Califórnia”)!
6  Tendo por certo isto mesmo, queaquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
6 Tendo eu confiado nisto mesmo: que Aquele(o Espírito Santo) havendo começado a boa obra em vós, a completará perfeitamente até aodia de Jesus Cristo;
Que maravilhosa certeza!    Dia de Jesus Cristo é o Arrebatamento, nossa bem-dita esperança!
7 ¶  Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.
7 Como é justo para mim pensar isto quanto a vós todos, por causa do meu vos reter no(meu) coração. Todos vós sendo companheiros- juntamente- participantes da minha graça, tanto nas minhas correntes- de- restrição como nminha defesa e confirmação do evangelho (as boas novas).
Qual é nossa contínua intercessão? Que é retido no nosso coração (depois de Cristo, junto à nossa família)?
Que honra participar das lutas dos grandes, fiéis obreiros de Deus (100% com nossa doutrina)!


                B.Oração pelos Filipenses 1:8-11
8  Porque Deus me é testemunha dassaudades que de todos vós tenho,em entranhável afeição de Jesus Cristo.
8 Porque Deus é o meu testificador de como grandemente- anelo por todos vós, nasentranhas de Jesus Cristo.
Quem é testemunha da sinceridade de nosso amor pelos obreiros que enviamos e a quem devemos tanto? Deus!     Que amor, sincero, ágape, de todo coração (entranhas), sacrificial!
9 ¶  E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
9 E oro (a Deus) suplicando isto: que o vosso amor cresça, ainda mais e mais, em pleno- conhecimento e em todo o discernimento,
Mais e mais! Cada dia e ano, mais! Transbordante pelo “excesso!”
Amor (bíblico) e conhecimento não são inimigos:   Amor tem que ser no bojo do conhecimento e discernimento! E conhecimento sem amor é falso!...
10  Para que aproveis as coisasexcelentes, para que sejaissinceros, e sem escândalo algumaté ao dia de Cristo;
10 Para aprovardes vós aquelas coisas que estão sendo mais excelentes, a fim de que sejais sinceros e sem escândalo algum para odia de o Cristo,
Coisas excelentes, não apenas boas, regulares, toleráveis!    Sinceros = panela “sem cera” tapando furo para enganar o comprador    Sem causar escândalo nenhum a ninguém!      Dia de o Cristo = Arrebatamento, nossa bem-dita esperança!
11  Cheios dos frutoS de justiça, que são por Jesus Cristopara glória e louvor de Deus.
11 Tendo vós sido enchidos com os frutoS de justiça, os quais são através de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Cheios!    Frutos da justificação advindos do termos sido salvos!    100% do mérito são da seiva, o tronco da Videira!    Único propósito: toda a glória e louvor somente a Deus.




II. Situação de Paulo em Roma 
                A. Aprisionamento e Oposição 1:12-18
                B. Expectativa de Libertação 1:19-26

                
A. Aprisionamento e Oposição 1:12-18
12 ¶  E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho;
12 E desejo, ó irmãos, entenderdes vós que as coisasconcernentes a mim muito mais têm vindo para avanço do evangelho (as boas novas),
Que maravilha: Se pusermos Deus em 1º lugar, acima de tudo O quisermos servir, então:
a) *TODAS* as coisas contribuirão para nosso bem eterno (Rm 8:28), e para o evangelho, e para a glória de Deus!!! (Aleluia!)
b) Gozaremos (mesmo nos furacões) da paz de Deus que ultrapassa todo o entendimento (4:7)
13  De maneira que asminhas prisões em Cristo foram manifestaspor toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;
13 De modo às minhas correntes- de- restrição seremmanifestas em o Cristo, em todo o cárcere- de- espera- por- julgamento {*} e em todos os demais lugares{* "pretório" ou "palácio" usualmente significa o salão de audiência + julgamento + decisões do governo; mas, aqui, significa o cárcere de espera por julgamento}
O governo romano pagou navio e seguranças para transportar Paulo à capital do mundo e lá e manteve seguro para pregar e converter soldados da tropa de elite romana, e a alguns judeus e muitos gentios cidadãos!
14  E muitos dos irmãosno SENHOR, tomando ânimo com as minhas prisõesousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.
14 E a maioria dos irmãos no Senhor, através das minhas correntes- de- restrição tendo eles confiado mais abundantemente, ousar pregar a Palavra [1] sem temor.
A firmeza de 1 veterano, na mais feroz batalha, estimula e “inspira” dezenas ou centenas de novatos. Aleluia, Deus usou tudo para Sua glória, e nos capacitará nos furacões e vale da sombra da morte!
15  Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
15 E, na verdade, alguns pregam o Cristo, mesmo que (o façam) através de inveja e porfia; mas, também, outros,pregam através de bom desejo.
16  Uns, na verdade,anunciam a Cristo porCONTENÇÃO, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
16 Aqueles, na verdade, provenientes- de- dentro- de intriga anunciam ao Cristo, não sinceramente; supondo acrescentar aflição às minhas correntes- de- restrição.
17  Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
17 Estes, porém, (anunciam ao Cristo) provenientes- de- dentro- de amor, tendo eles sabido que estou posto para defesa do evangelho (as boas novas).
18  Mas que importa?
Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
18 No entanto, o que, então (importa)? Ademais, o Cristo é pregado de toda a maneira, quer (a pregação) sendo usada como ostensivo disfarce, ou como verdade; e nisto regozijo, sim, e regozijarei ainda.
Oh, que Deus nos livre de jamais pregarmos ou trabalharmos por contenda, mas que o façamos somente por grato coração de amor, somente para a glória de Deus!


                B. Expectativa de Libertação 1:19-26
19  Porque SEI que disto me resultará salvação,pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,
19 Porque tenho conhecido que isto resultará a mim para salvação {*}, através da vossa súplica e(através da) provisão de o Espírito de Jesus Cristo,{* da vida física} Jó 13:16
Sei! Que fé! Fé agradece antes de receber e sem saber o que, quando, e como vai receber. Agradecer é o primeiro passo dado pela fé!
- Sequência: A oração dos irmãos faz o pedido, o Espírito Santo age em maravilhosa resposta (ao tempo e modo de Deus), e o resultado (segundo a perfeita vontade de Deus) vem! (“
Tg 4:2 ... nada tendes, porque não pedis. 3  Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”)
20  Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança,Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corposeja pela vida, seja pela morte.
20 Segundo a minha intensa- expectativa {*} e a minhaesperança de que em nada serei envergonhado; mas, com toda a ousadia, o Cristo, como sempre, também agora será magnificado no meu corpo, quer sejaatravés d(minha) vida, ou através da (minha) morte.{* expectativa com pescoço esticado e cabeça voltada para o alto (como em Lc 21:28), em ansioso e persistente anelo pela chegada de prometido e iminente livramento de aflições}
Que seja nossa maior oração (quer em cada minuto de nossa vida, ou nos dias de leito de enfermidade e da morte) somente e sempre trazer glória (por ações e palavras) ao nosso Salvador e Deus, nosso Senhor Jesus Cristo!    Ah, a morte de Maria Mendes, a cirurgia de Otoniel, os 3 amigos de Daniel, Estêvão, etc.!
21 ¶  Porque para mim o viver é Cristoe o morrer é ganho.
21 Porque, para mim, o viver é o Cristo, e o morreré ganho.
Que mais alta e mais premente verdade há na terra que esta? (Digo, para o crente!)
Se você não é salvo, ah, que agora arrependa-se, creia, e receba Cristo de todo seu coração! 
Lc 12:20  Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Mr 8:36  Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? 37  Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
22  Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
22 Se, porém, o viver na carne, isto para mim será {*} fruto {**} de labor, então não sei o que escolherei. {* ou “terá”} {** “fruto” pode ter bom sentido, de salvação de almas, ou mau sentido, de dores e pesares}
23  Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
23 Porque proveniente- de- dentro- de ambos os ladossou apertado, tendo eu o desejo para o soltar- as- amarras- e- partir e estar juntamente- com oCristo, porque isto é ainda muito melhor.
Quão infinitamente melhor é a infinita bênção de estar com Cristo no céu eterno, que o maior e fugaz prazer na terra!    â€œQuem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.” (Salmos 73:25 ACF) “16  Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. 17  Porque Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.” (Apocalipse 7:16-17 ACF)
24  Mas julgo mais necessário, por amor deVÓS, ficar na carne.
24 Mas julgo mais necessário, por amor a vós, permanecer eu na carne {*}{* isto é, permanecer vivo}
Ah, o amor de Paulo pelos seus filhos na fé. Amor que quer nutrir e edificar (e salvar perdidos)!   
Maior, porém, é o amor de Deus! ... E qual nossa justa reação a isso?
25  E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé,
25 E, nisto tendo eu confiado, tenho sabido que ficarei e permanecerei juntamente com todos vós, para vosso proveito e alegre- gozo (em vós, resultante) da vossa fé,
26  Para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós.
26 Para que a vossa base- de- gloriar-vos abunde emo Cristo Jesus em (relação a) mim, através de a minha ida novamente a vós.
Por anos, eu esqueci que este foi somente o  aprisionamento de Paulo, pensei que ele saiu dele para ser executado, que sua esperança de rever os filipenses falhou!    Mas em 63 Paulo foi completamente inocentado de todas as acusações, foi libertado, ainda pregou e viajou pela Europa e até na Espanha, até ser preso 2ª vez em 66 e ser executado em 67.
Façamos a cada dia, por nosso Senhor e Deus Jesus Cristo, tudo que vier ao alcance de nossa mão e pudermos fazer!
IBBI-JP.26.8.12- fim


[1] Fp 1:14 “PREGAR A PALAVRA”:
- Isto inclui tanto pregar o Palavra VIVA (o Cristo) quanto pregar a Palavra ESCRITA (a Bíblia).
- Muitas bíblias moderninhas adicionam (sem uso de itálicas, estão adicionando, como se fossem Deus!) “DE DEUS”, depois de “pregar a Palavra”, mas isto não está em nenhum mss sequer, nem nenhum TC! Sem itálicas, o que tais bíblias moderninhas fazem é acrescentar palavras como se fossem de Deus, não dando a mínima importância à proibição de Rv 22:18-19!

Nenhum comentário: